Antes de implantar um programa de coleta seletiva de lixo é fundamental conhecer noções básicas sobre o lixo.
Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas.
No entanto, o conceito mais atual é aquilo que a maioria das pessoas não querem ou que não tem valor comercial. Sendo assim, pouca coisa jogada fora pode ser chamada de lixo.
De todo lugar sai lixo. O que não podemos ignorar é o fato de que o lixo precisa ser devidamente separado e coletado, reaproveitado ou reciclado antes de ser definitivamente descartado.
Cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados e reutilizados.
Essas taxas só acontecem em sociedades que ainda não colocaram em prática ações eficazes para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. Não resta dúvida que a escola, por ser uma instituição que forma as futuras gerações, tem um papel importante para a mudança desse quadro.
Qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver, praticar e divulgar os conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem de lixo.
Podemos reduzir a geração do lixo consumindo menos e melhor, isto é, racionalizando o uso de materiais de nosso cotidiano.
Podemos reutilizar diversos produtos antes de descartar, usando-os para a mesma função inicial ou criando novas formas de utilização.
Reciclar o lixo é quando retornamos ao ciclo da produção, seja ele industrial, agrícola ou artesanal.
Panfleto informativo entregue em todas as residências das cidades onde atuamos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, indicando os setores e dias da coleta de material reciclável, quais tipos de materiais podem ser reciclados e dicas de como prepará-los para a reciclagem.
Projeto Recicla-PET é foi desenvolvido pela Proposta Engenharia Ambiental LTDA. e pela ACARF (Associação de Catadores de Recicláveis de Fernandópolis - SP), com o intuito de premiar alunos e escolas conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente e a IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM. O projeto é voltado aos alunos da rede pública municipal de ensino matriculados do 1º ao 5º ano, e através de premiações aos alunos e professores, quanto mais garrafas PET limpas e vazias os alunos arrecadarem.
Todo cidadão deve participar da coleta seletiva separando os materiais. Devem ser separados papéis, plásticos, vidros, latas de alumínio e aço.
Com a separação, os materiais recicláveis limpos e secos poderão retornar ao processo produtivo, economizando assim matéria-prima e energia, além de aumentar a vida útil do aterro municipal.
Segunda a Sexta feira das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30